Bom dia,

Em 2 de julho de 2010 17:05, roberval.s...@gmail.com
<roberval.s...@gmail.com> escreveu:
> certo,  passando a régua
>
> 1) então tem coisa melhor,

Sempre há uma solução mais adequada para cada situação.

> 2) dou manutenção em uma empresa com 230 máquinas, preciso desse recurso,

É verdade, em uma uma rede deste tamanho tem que se agilizar os
procedimentos de manutenção.

> 3) o clonezilla tem uma recuperação como no artigo? com somente um comando?
> sem dores de cabeça nem passos pra se dar OK?

Basta instalar o sistema na HD e determiná-lo como "fallback" no GRUB,
para que se carregue automaticamente em caso de falha do sistema
principal e execute um script, com os comandos para efetuar o processo
de restauração e reiniciar a máquina.

> 4) sem CDs, Discos extras, sem dores de cabeça

Prepare uma partição local ou um compartilhamento de rede para a imagem.

> 5) e em 15 min pra 10GB

Segundo minha própria experiência, esta é a media para restauração de
uns 10GB via rede Fast Ethernet (100MBit/s). Em redes Gigabit ou
discos locais SATA e SCSI este tempo é bem menor.

Obs.: Nunca fiz recuperação automatizada com a Clonezilla (nem com
outros métodos), pelos motivos expostos  no meu post anterior. Gosto
de controlar o que está sendo feito para não ter surpresas. Também
prefiro armazenar as imagens remotamente porque, dependendo do grau de
danos no setor de boot, tabela de partições ou sistema de arquivos da
HD local, pode ficar impossível de se restaurar qualquer coisa a
partir desta.

Abraços,

--
    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional

    +55(31)9632-0320

    Pedro Leopoldo - MG - Brazil

    Codificação/Encoding: UTF-8

    "A caixa dizia: 'Requer MS Windows ou superior',
     então eu instalei Debian/GNU Linux"
     http://www.debian.org/index.pt.html

    "The box said: 'Requires MS Windows or better',
      then I installed Debian/GNU Linux!"
      http://www.debian.org/index.en.html

    "Proteja-se das ameaças digitais:
     use http://www.ubuntu-br.org/";