>     Por causa da cadeia de dependência do
> X.Org,
> você praticamente vai ficar com o Squeeze em todo o
> sistema base (exceto pelo kernel e ambiente gráfico).

  Eu estou com duas instalações so Debian no meu pc, uma delas para teste e
nela eu fiz o que qualquer leigo faria: mudei o sources.list e aptitude update,
aptitude reinstall xorg. Resultado: o X deu erro.

>     Sem saber quais são seus problemas com
> gráfico
> fica difícil de dizer algo, o que você pode fazer é
> usar pinning (alfinetar).

  A placa gráfica do meu notebook é a Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics
Controller da Intel e ao que tudo indica ela não tem suporte Lenny, por isso
quero tentar o X.org do Squeeze.

> Você ativa o repositório do
> Squeeze, baixa a prioridade de instalação dele e usa
> o apt pra dizer que quer instalar só o X.Org e as suas
> respectivas dependências.

  Eu ainda vou tentar essa dica. Em breve retornarei um e-mail reportando os
resultados.
  De qualquer forma, estou muito grato pela ajuda.