Basta criar uma pasta que será o diretório raiz do teu antigo sistema e
montar as partições em seus devidos lugares:
mkdir /mnt/sys
mount /dev/sda1 /mnt/sys
mount /dev/sda2 /mnt/sys/boot

Não sei se é necessário montar esses dois abaixo, mas... :-P
mount -t proc /proc /mnt/dev/proc
mount --bind /dev /mnt/sys/dev

E depois modificar o diretório do raiz do sistema:
chroot /mnt/sys

Depois disso tu podes rodar de cara um: "grub-install /dev/sda" ou entrar no
próprio grub com: "grub".

Dentro dele tu podes fazer:
find /boot/grub/stage1 (pra ter certeza onde tens que instalar mesmo)
setup (hdX)

Só sair e reiniciar.

--
Rodrigo Bezerra Brasil