[ Arrumando o top-post, respondendo 2 em 1 ]

On 08-10-2011 01:55, Eden Caldas wrote:
> [...]

O pessoal do GNOME é um tanto quanto conservador no Debian, as
versões mais novas costumar aparecer rapidamente na experimental
e tão logo seja possível na unstable.

A questão chave aqui é que o GNOME 3 é uma mudança de paradigma
em relação ao GNOME 2.6. Um dos principais mantenedores enviou
uma mensagem recente explicando porque o GNOME 3 não está no
sid:

        http://lists.debian.org/debian-devel/2011/10/msg00022.html

Também vale a pena olhar a outra mensagem que explica qual é o
plano do GNOME 3 no Debian (que inclusive tem apoio de vários
desenvolvedores "upstream" do GNOME):

        http://lists.debian.org/debian-project/2011/04/msg00023.html

Não "perpetue" o FUD.  Houve uma época em que o KDE não era livre
e o Debian adotou o GNOME, isso passou, há CDs/DVDs com GNOME,
KDE e Xfce; e vários outros gerenciadores de janela, basta que
alguém se dedique a cuidar dos pacotes.

Mais ou menos.  À medida que cresce a preocupação com as datas de
lançamento cresce a preocupação em ter uma sid que não seja uma
área de testes, ou seja, quando um software é "experimental" ele
tem uma área própria.

Assim, o "bleeding edge" vai pra uma área a parte que tem a
atenção de quem quer o mais novo do mais novo. O sid recebe os
pacotes que ainda não estão homologados mas são fortes candidatos
ao lançamento e isso, naturalmente aumentou a robustez da sid.

> É difícil mensurar se o o debian sid "tem loucuras de quebrar tudo"
> ou não. Use se quiser. Se quebrar, é normal. pois é considerado um
> ambiente instável.

Na verdade, não é tão difícil mensurar. :)

        http://edos.debian.net/weather/

> O ubuntu é baseado no debian sid. E mesmo assim são 6 meses de teste
> antes de lançar.

Não é beeeeem assim. A base de pacotes é diferente, há patches para
diversos pacotes, uma parte significativa muda e não são 6 meses de
teste, é menos que isso já que há uma janela de desenvolvimento e
mudanças antes do alpha/beta.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <f...@funlabs.org>