Caro Marcus,

Como você mesmo escreveu, aprenda Linux em primeiro lugar, depois se
aventure em instalar e configurar firewalls no console. É verdade que
existem distribuições prontas para firewall, como Endian, Untangle,
Zeroshell, Zentyal, etc., que tem instalação simples e interfaces
gráficas, adequadas para os "ruindowsmaníacos arrastadores de mouse",
porém elas são bastante "engessadas", por isto prefiro mesmo é fazer
nos dedos, assim tenho mais flexibilidade.
Aconselho você a encarar o estudo do Linux com empenho, que não irá se
arrepender. A gente está aqui para ajudar.
Minha receita predileta de firewall: Debian + Dansguardian + Shorewall + Squid.

Abraços,

--
    Márcio H. Parreiras

    GNU/Linux Professional