Então segue aí.

Meu modem é esse mesmo, huawai 173.

1) Pacotes necessários:
sudo aptitude install usb-modeswitch wvdial

2) Configurações:
2.1) Crie um arquivo com o nome '50-huawei-173.rules'  dentro da pasta
/etc/udev/rules.d/

O conteúdo deste arquivo segue abaixo:

SUBSYSTEM=="block", ACTION=="add",
SYSFS{idVendor}=="12d1", SYSFS{idProduct}=="1c05",
OPTIONS="ignore_device"

SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idVendor}=="12d1",
SYSFS{idProduct}=="1c05",
RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1c05"

2.2) Edite o arquivo /lib/udev/rules.d/40-usb_modeswitch.rules e
insira o seguinte conteudo na ultima seção do bloco de modems (tem um
monte de linha semelhante, pode ser em qualquer ponto desta seção)

#Huawei E173s 12d1:1c05
ATTRS{idVendor}=="12d1", ATTRS{idProduct}=="1c0b", RUN+="usb_modeswitch '%b/%k'"

Depois copie o arquivo para dentro de /etc/udev/rules.d/

2.3) Crie um arquivo com o nome de '12d1:1c0b' dentro de
/etc/usb_modeswitch.d/ com o seguinte conteudo:

DefaultVendor= 0x12d1
DefaultProduct= 0x1c0b

TargetVendor= 0x12d1
TargetProduct= 0x1c05

CheckSuccess=20

MessageEndpoint= 0x0f
MessageContent= "55534243123456780000000000000011062000000100000000000000000000"
WaitBefore=3

2.4) Crie o arquivo /etc/wvdial.conf com o seguinte conteudo

[Dialer claro]
Init2 = ATZ
Init3 = ATE0V1&D2&C1S0=0+IFC=2,2
Init5 = AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br";
Modem Type = Analog Modem
Baud = 460800
New PPPD = yes
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = 0
Phone = *99#
Dial Command = ATDT
Username = claro
Password = claro
Stupid Mode = 1
Auto DNS = 0
Check DNS = 0
DNS = 8.8.8.8

3) Reinicie o computador ;)

4) Conecte-se com o comando wvdial claro

Como funcionam os arquivos:
Os modems usb tem a função 'pendrive' com uma pequena capacidade
interna e a possibilidade de serem usados como midia de armazenamento
adicionando um cartão de memória. Para que ele funcione como Modem é
preciso dizer ao sistema operacional que esta capacidade existe. No
Linux o programa que faz isso é o usb-modeswitch.
O arquivo 40-usb_modeswitch.rules faz parte do programa
usb-modeswitch, que já vem instalado na distribuição do Serpro, mas se
não estiver isntalado basta fazer a instalação. Este arquivo contém a
base de modems conhecidos e é colocado originalmente em
/lib/udev/rules.d/.

Já o arquivo '50-huawei-173.rules' foi construido para fazer o modem
funcionar, declarando os valores de bedorID e productID coletados pelo
comando 'lsusb' após espetar o modem. Este arquivo detecta o modem e
envia a troca de funcionalidade de midia de armazenamento para modem
de comunicação, cria as portas seriais e levanta o módulo 'usbserial'
para associar a porta de comunicações ao modem.

Por sua vez, o arquivo '12d1:1c0b' atua na detecção do modem passando
os parâmetros  para o usb-modeswitch.

Com este mecanismo é possível fazer qualquer modem funcionar em
qualquer Linux, pois estamos conversando com as camadas baixas do
kernel. Esta solução é a que eu sei dar pela minha experiêcia, pode
haver outras mais elegantes e menos hardcores, mas essa eu garanto que
funciona! Para outros modelos de modems basta pegar os valores de
vendorID e productID com o comando 'lsusb' e substituir nos arquivos
descritos.

PS: Pra quem não quer usar o wvdial, uma opção, que eu não gosto, é o
modem-manager, que se integra ao network-manager e já cria a conexão
em poucos cliques, após o modem ser reconhecido.

@chinabhz