Oi,

Eu uso um modem HUAWEL 3G modelo antigo daqueles brancos com um mini
cabo USB e não tive nenhum problema com a conexão com a TIM, mas esses
modelos mais novos, geralmente vem com um script ( arquivo com
extensão *.sh) neles, pq não funcionam eu não sei... talvez seja
problema de permissão, com network-manager + modem manager não tive
dificuldades, só foi next-> next -> ...

Obs: Nunca olhei se no meu modem tem esse script já q ele funcionou de
primeira... =-D

Mas o procedimento padrão é verifcar se o seu sistema reconhece o seu
modem, depois verifique se tem algum script nele, o mais prudente tb
seria abrir o script e ver oq realmente ele faz, e dar uma googlada
básica sobre o "modelo do seu modem + a versão do Debian que vc usa" e
verificar se no seu sistema tem os seguintes
$pacotes-instalados=network-manager  modem manager usb-modeswitch
mobile-broadband-provider-info (maiores informações aptitude show
$pacotes-instalados)

Vc tb pode fazer na mão grande, sem interface grafica, um membro da
lista chamado china postou como fazer, no blog de eriberto tb tem
bastante coisas interessantes a respeito desse assunto.

[  ] 's