Após montar o sistema de arquivos com suporte a quotas, você precisa criar
a base de dados de quota. Você quase acertou o comando. O comando correto é:

quotacheck -avucgm

Ou seja: faltou a opção "-c", que é justamente para criar as bases de quota
(arquivos aquota.user e aquota.group) na raiz da partição/sistema de
aqruivos a ser controlada (/root/storage, no seu caso).

Outra coisa: vc precisa parar as quotas (quotaoff -a ou /etc/init.d/quota
stop) ANTES de executar o quotacheck. E religa-las depois. Uma última dica:
se você tiver muitas quotas para criar e várias forem iguais (vários
usuários com a mesma quota), então "edquota -p " é seu amigo (veja o man).
Outra ferramenta boa é o quotatool, que fica no pacote de mesmo nome, e
permite definir as cotas sem entrar no vim/nano (direto na linha de
comando). Tem uns outros bizus (não precisa reiniciar pra ativar as quotas,
basta dar um mount com opção remount, e se o sistema de arquivos ficar
dentro do /root os usuários não terão acesso, entre outros), mas bater
cabeça é bom pra aprender ;-)

Abraço e boas cabeçadas.

Fabiano
http://pragasdigitais.blogspot.com/