Então, lá no meu blog eu pus uns artigos sobre debmirror no Debian [1] e no
CentOS (é quase a mesma coisa). Mas eu acho mais prático usar o
apt-cacher-ng, que é um proxy exclusivo para pacotes apt. O repositório
leva séculos baixando, mesmo excluindo algumas coisas (como pacotes
compilados com opções de debug, por exemplo) e vc não usa tudo. Aí, acaba
desperdiçando a banda do projeto Debian e seus mirrors à toa (o que gera
cu$to$). O apt-proxy eu já conhecia, mas foi removido dos repositórios do
Debian. Então eu uso o apt-cacher-ng, e estou muito satisfeito. Acho que só
voltaria pro debmirror se fosse pra criar um mirror público.

Uma coisa boa é se você já tem um proxy na sua rede, pode colocar o
apt-proxy-ng em paralelo, e instruir o apt a utilizar ele, e os outros
aplicativos a usar o proxy "normal".

[1]
http://pragasdigitais.blogspot.com.br/2010/10/mirror-local-debian-debmirror.html

Fabiano Pires