Bom... eu uso o Mate com o linux mint!
Acho o debian sensacional... mas o uso para servidores!
Hoje não tenho mais tempo de deixá-lo redondo em um desk! (Falo isso pq
gosto de algumas perfumarias)
O versão do mint com o mate, tá redonda, sem bugs aparentemente! Agora tem
um lado ruim... o mint vem do ubuntu que é  mais pesado do que o Debian,
então querendo ou não vai sentir diferença na performace! Se sua máquina
foi razoável isso não vai fazer diferença!
Mas como outros colegas já disseram, sempre use a distro para a interface
padrão! Quase 100% dos erros já foram corrigidos!
Uma dica é particionar seu HD ou criar máquina virtuais para ir testando,
modificando e tal... quando dominar, suba o sistema para seu desktop!

Abraço,
Fábiocs

  ~   *| Fábio de
Sousa
*
.ºvº. *| SysAdmin*
/(_)\ | *Seja livre, use LINUX*
.^.^. | *Socialmente justo, economicamente viável e tecnologicamente
sustentável*