Seja bem vindo Augusto!

GNU/Linux é o S.O. livre com maior opções de drivers, o
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD e outros like Unix tem diversos problemas com
drivers principalmente para Desktop, embora seu suporte seja bastante
específico para servidores. Geralmente quando você compra um PC/Servidor
você deve olhar possível compatibilidade. Atualmente 99% dos drivers rodam
em GNU/Linux, com exeção desse 1% que são drivers bastante novos ou drivers
proprietários (que inclusive as empresas estão liberando binário para
GNU/Linux).

O interessante é você procurar olhar os logs (comando dmesg por exemplo e
no diretório /var/log) para ver o problema, geralmente é configuração. Caso
seja driver mesmo, aconselho atualizar para uma versão mais nova tipo a
versão de testing (futura jessie) ou a unstable (sid, no qual eu uso em
Desktop, em servidores uso o wheezy mesmo por questão de segurança e etc),
não precisa atualizar tudo só adicionar um pacote que não foi lançado para
a versão estável, ou se preferir atualizar e pegar pacotes mais novos. Com
certeza na atualização você terá suporte para mais drivers e recursos.

A versão Jessie (8.0) será lançada somente no próximo ano, geralmente os
tempos de lançamento do Debian são "longos", então para Desktop sempre
atualizados aconselho o Jessie ou o Sid mesmo. O Sid, apesar do nome é
bastante estável e diversas distribuições o usa como base.