Manoel, o propósito do Debian é justamente isso, ser uma distribuição
universal, apesar da sua construção, digamos matter, ele é desenvolvido com
a colaboração de programadores de todo o mundo, inclusive do Brasil. Se
formos para pra pensar, qual é a realidade brasileira para que houvesse
necessidade de construir algo próprio para nós ? Eu tive uma experiência
numa empresa norte-americana em que os bancos de lá também não abriam com
certa versão do java, isso é experiência própria, na prática mesmo. Essa
questão do Brasil ter tendência a copiar dos outros, concordo com você, mas
isso é uma questão cultural que não cabe aqui analisar, se quiser posso até
te indicar alguém para estudar sobre isso, um antropólogo chamado
Todorov(cheguei a ser formando em Bacharel em História, com foco em
Arqueologia), mas como disse, hoje o Debian não pertence a um país, nem a
um governo, ou instituição, e sim, a uma comunidade Global, envolvendo
desde indianos a brasileiros, norte-americanos a japoneses.