Olá.

g3data!

Quando o assunto é leitura de pontos a partir de uma imagem, eu uso o g3data. É
simples, fácil e faz tudo o que precisa.

Quanto aos arquivos .csv, abra como planilha no Openoffice. Melhor ainda, plote
os dados com gnuplot. Supera qualquer planilha em termos de qualidade gráfica.
Sem falar que gera gráficos vetoriais, coisa de primeira para publicações de
primeira. Mas se a publicação não for de primeira, pode usar uma planilha mesmo.

sds
G.Pauo