Antonio,
Usar uma ferramenta de monitoramento como Nagios/Zabbix, ... é
interessante.Mas, dependendo do tamanho do seu parque de Máquinas
(principalmente se for pequeno) os scripts funcionam melhor e não instalam
serviços nas mesmas (o que pode deixar elas lentas, ocupar memória, ...).Onde
eu trabalho, as máquinas se auto checam via scripts no cron.E uma máquina de
Monitoramento as verifica de 5 em 5 minutos, se algo parar manda e-mail e
SMS.Antes de instalar e configurar um Nagios/Zabbix, ... verifique se não é o
caso de usar scripts.
Obs: Não tenho nada contra o Nagios/Zabbix, ...
Att,
Paulo Correia