Boa tarde Dennis

 Se conselho fosse bom vendiamos a preço de ouro... Mas serve de ponto de
observação para uma nova decisão .... ;)

 Começa denovo! Você ja sabe que da pra contornar os erros de planejamento!

 Faça uma nova instalação:

 -  Como será um computador pessoal, opta por /var, /tmp, e /home fora do
 /.  E se preferir, pode separar também o /usr/local mas só se for fazer
muitas instalações de programas que não são parte da distribuição...

 Ficaria assim:

/
/var
/usr/local (opcional)
/tmp
/home

 Claro, tudo isso sobre LVM! É interessante deixar 10% do seu disco
desalocado para manejar um crescimento inesperado dos sistemas de
arquivos...

 Não separe o "usr" do root(/) isso pode gerar complicações num momento de
crise/recuperação de desatre. Quando separado de /, a inicialização fica
mais complexa porque o boot faz uso de comonentes críticos para o
funcionamento em /usr ... Claro que as tecnologias usadas no ambiente
implicam diretamente no problema poder existir ou não... Mas acredito ser
uma boa prática

referências

http://www.tldp.org/HOWTO/Partition/
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/apcs05.html.en#idp54200912

flw

*Thiago Torres Faioli*

*Mobile phone:* +55 (31) 8449-4065
*Phone:* 1-800-9908273 - Extension: 0011
*Telefone:* 3003-5410 - Ramal: 0011
*Skype/Hangouts:* thiago.fai...@gmail.com

Responder a