Oi,

Tente compilar um kernel mais recente.  Do 4.0 em diante, várias coisas
foram corrigidas como bluetooth, som, microfone, wifi, etc.  Mas isso
usando firmware da Intel.  Se for querer usar o kernel libre, acho que
muita coisa não funciona mesmo.

http://helio-new.loureiro.eng.br/index.php/unix-live-free-or-die/14-linux/304-compilando-kernel-linux-em-debian-e-ubuntu.html

Abs,
Helio Loureiro