Opa. Cara. Eu vim do Linux pro BSD. O kernel do FreeBSD tem tudo de melhor.
Gerenciamento de memoria, escalonamento de processos, enfim. Pra vc ter uma
ideia, ja consegui fazer Debian com kernel customizado e mais algumas
coisas consumir 26MB de ram, FreeBSD tenho servidores consumindo 4MB...
Outra coisa, teste por si so, recompilacao de kernel nos 2 SOs. FreeBSD e
bem mais enxuto. Alem disso o FreeBSD separa aplicacoes em /usr/local, o
que permite uma manutencao sem afetar o SO e permite compilar os ports, o
que nos da a opcao de deixa-los enxutos. Por ex: squid. Se nao vai utilizar
autenticacao ntlm nem kerberos, pra que instalar com essas opcoes? E um
problema dos "apt-get" da vida.   Eles vem com opcoes  comuns. Mas cada
caso e um caso. Por ex: proxy integrado ao AD, tenho preferencia por Debian
ate o 7, pois tem mais "compatibilidade". O Debian 8 agradou alguns e
outros n. Estou no lado dos que nao gostaram, pois sou adm de redes a moda
antiga e coisas tipo systemd que tornam o SO user friendly ao meu  ver
apenas nos atrapalham.

Responder a