Saudações,

Dialogando com algumas sugestões dos amigos...

1) Se quiser conhecer distros que já estejam prontas e que podem se adequar
melhor a seus interesses, minha sugestão é pesquise em
http://distrowatch.com/

2) Se quiser adaptar uma versão do debian para seus interesses, mas ter
disponível uma iso dessa adaptação para instalar, entre outros interesses,
minha sugestão é procure tutorias sobre remasterização. Segue a sugestão de
uma bem didático:
http://www.ubuntuca.com.br/index.php/tutoriais/34-como-modificar-a-imagem-iso-do-ubuntuca-3-e-adapta-lo-as-necessidades-da-sua-escola

3) Quer mesmo criar sua distro?! Veja http://www.linuxfromscratch.org/
<http://distrowatch.com/table.php?distribution=lfs>, é sobre o Linux From