Oi Nei,

        acho que o caminho é o que você mencionou mesmo. Começamos no
dual boot, passamos pra virtualização e depois rodamos tudo dentro do
Linux mesmo.
        Isso infelizmente nem sempre é o caso, principalmente se somos
uma "ilha" de Linux num mar de Windows. Meu caso é assim também, quase
todo mundo com quem eu trabalho usa Windows e - pior ainda - Office. Na
minha opinião o Office é pior de adaptar, porque outros programas a
gente roda no wine (ou coisa que o valha) e pronto. O Office não tem
jeito, e as alternativas não conseguem lidar muito bem com os arquivos
do Office (apesar da M$ dizer que os formatos são abertos e blá blá
blá).

        Enfim, a minha experiência com os jogos da Blizzard é mais no
WoW do que no Diablo. Qual versão do Windows vc tá emulando no wine (eu
sei que não é um emulador mas ele tem uma opção de simular versões
diferentes)?

        Quando chegar em casa vou ver se tento instalar ele na minha
máquina (Debian Buster) pra ver o que acontece.

        Quanto às suas VMs, sugiro que vc rode um benchmark em cada uma
delas pra ver qual se comporta melhor (principalmente numa demanda de
gráficos mais pesados). Deve ter uns 527 mil programas de benchmark
diferentes por aí. Eu não uso o VMWare faz muito tempo mas nunca tive
problemas com o Virtualbox (que eu uso pra rodar o Office).

--
Francisco

[]s,

Francisco M Neto