On Tue, Feb 05, 2019 at 06:09:51PM -0200, Hiure Queiroz wrote:
> Opa tudo bem?
>
> Cara eu queria reviver um pouco esse tópico, porque me aconteceu algo
> curioso que me parece um efeito colateral dessas mudanças.
>
> Depois que eu fiz aquela alteração eu comecei a ter um problema com a
> interface gráfica e alguns programas pararam de abrir. Um deles eu removi
> para instalar de novo e ele me levou a interface gráfica inteira.

Como eu te disse, instalar pedaços do testing num sistema stable costuma
causar problemas, incluindo erros aleatórios. Isso acontece pelo simples
fato de que essa combinação de componentes provavelmente nunca foi
testada.

Eu posso tentar dar algumas dicas com relação a alguns problems
específicos, mas a solução definitiva muito provavelmente seria
reinstalar o sistema. Ou, se você não puder fazer isso por algum motivo,
ao menos remover todos os pacotes que vieram do testing, e depois
reinstalar o que você precisa com pacotes do stable.

> Depois eu instalei tudo de novo e agora estou tendo problema com o
> libreoffice quando tento abir ele normalmente ele não abre,
> simplesmente não aparece nada. Mas se eu vou no terminal e abro ele
> com sudo libreoffice ele abre. Eu sou péssimo no assunto permissões no
> debian e me parece que é só dar permissão para meu usuário abrir a
> interface gráfica do libreoffice, mas também eu não consigo buscar
> sobre esse assunto por ai, não to conseguindo perguntar sobre esse
> problema, pode me dar mais uma ajudinha?

Isso não está com cara de problema de permissão. O fato de funcionar com
sudo pode estar relacionado a estar rodando com uma conta de usuário
diferente. pode ser que um componente vindo do testing atualizou os
arquivos no seu $HOME (e.g. ~/.config/libreoffice/) pra um formato novo,
e ai quando vc volta pra versão anterior que não suporta aquele formato,
o libreoffice quebra.

Tente o seguinte:

- rode o libreoffice pelo terminal, sem sudo, e manda aqui a mensagem de
  erro que aperece

- tente criar uma conta de usuário limpa, logue nela, e abra o
  libreoffice pra ver se funciona.

  - se funcionar, significa que alguma coisa no seu usuário está
    causando o problema. nesse caso, tente apagar o
    ~/.config/libreoffice da sua conta original pra ver se funciona.
    faça um backup desse diretório antes pro caso de ter alguma
    configuração importante.

  - se não funcionar, tente rodar o libreoffice pelo terminal também, e
    veja se a mensagem de erro ainda é a mesma.