Olá!

        É algo a se pensar sempre, a tecnologia transforma as relações, as empresa de tecnologia, agora ofertando infra como um serviço, visto a necessidade de todos estarem on-line, móveis e acesso na palma da mão. Tudo que expresso aqui é pura visão e opinião minha.

        Assim hoje um empresário, e não interessa o porte, tem acesso e não quer ter mais infra de servidores/dados dentro da empresa, sala climatizada e pessoas para cuidarem disso, apenas pessoas/terceiros cuidando do meio de comunicação. Mas ainda estamos na transição para grandes empresas, as quais ainda por um tempo irão manter sua infra/pessoal devido ao investimento, por um tempo.

        Aí quem é da área irá para a rua, mas irá para a rua trabalhar (às vezes de casa), interconectar pessoas e empresas (às vezes ASs), configurar e implantar sistemas de comunicação e monitoramento, IoT, um pouco de telefonia, que ainda persiste, mas o modelo antigo de infra está sendo migrado para máquinas virtuais alocadas por esses gigantes.

        Esse gigantes já ofertam além, o que chamam de quiosque, onde um usuário tem seu pacote de aplicativos e espaço, não faz mais nada ali além desses serviços, sendo executando em máquina/sessão remota, realmente precisando apenas de uma conexão e tela (+touch/mouse/teclado), muitas vezes não importando o SO, vide os RaspberryPi entrando no mercado embutido num teclado que se liga em monitor/TV e acessa o quiosque, tem empresas alugando o RaspberryPi com VPN configurada, semelhante a TV citada.

        Vejo hoje empresas ofertando até o gateway/firewall virtual, isto é, você "fecha" uma VPN com o firewall deles das suas empresas/filiais, fecha também a VPN com o datacenter do ERP, do quiosque, de outros servidores/serviços, outros funcionários isoladamente fazem o mesmo de onde estiverem, então essa empresa cuida de toda segurança, monitoramento, relatórios, controle de usuários e horários, o que podem acessar, quais portas ficam abertas para o público, quais IPs, regiões/cidades/países, regras de bloqueio, dentre outros serviços.

        Concluindo, num futuro próximo, vejo o pessoal de inteligência de infra somente trabalhando dentro dessas empresas de locação de tecnologia de infra e não mais dentro de cada empresa localmente.

--

[]'s

Junior Polegato



Em 07/10/2021 12:35, luigui escreveu:
Bom dia aos prezados membros desta comunidade.
Sou usuario do Linux faz uns 5 talvez 6 anos.
A pergunta que venho lhes trazer, foge ao escopo desta lista.
Contudo a trago para aqueles que se interessarem em compartilhar esta indagacao.... e quem sabe abrir uma luz na minha duvida. Como sabemos, a Amazon atraves da EC2 esta transformando o mundo infraestrutural oferecendo-os como um servico. Entao, como grande parte do conhecimento adquirido durante esta jornada como configuracoes de servidores, meios de instalacoes e uma gama de ferramentas de administracoes de sistema se encaixarao no novo escopo que esta se desenhando na atualidade? Saliento que a mesma high-tech de tecnologia ja possui projeto em execucao de fabricacao de seus proprios televisores os quais penso mesmo que ate poderao em devido prazo, substituir grande parte de notebooks, desktops e etc em se tratando de usuarios finais, visto que poderemos utilizar tais TVs para acessarmos a internet e quem sabe apenas termos um terminal (teclado) como unica ferramenta necessaria para novas tarefas administrativas. Por fim, se me aventurei a trazer esta questao aos senhores e a acharem irrelevante, espero nao ser motivo de graca e que a apenas a desconsiderem.
Um abraco a todos
Att
Luiz Carlos

Responder a