Olá pessoal. Um pouco atrasado (se se pode atrasar
nesta matéria): um bom novo ano. Desejo que
2002 seja melhor que 2001 (e pior que 2003! :))

Seguintchê: estou tentando fazer meu laptop
(IBM thinkpad 360C, 4 Mb ram, 170 Mb de HD)
"falar" com meu desktop (Pentium 100Mhz).
Ambos rodam Debian, este roda 2.2 e aquele 2.1.

Para "falarem", estou usando a porta paralela.
Já consegui vencer o primeiro problema: carregar os
módulos corretos com os parâmetros corretos.

O módulo correto: plip. Os parâmetros: porta: 0x378
irq: 7.

Mas há uma curiosidade: no desktop, não consigo carregar
o módulo via modconf, modprobe ou insmod sem configurar
previamente a irq da porta paralela. Assim, o comando

$ modprobe plip

falha no carregamento (esclareço que a configuração
em /etc/modules.conf está correta). O mesmo acontece
se informo os parâmetros, ou se uso insmod ou modconf.

Já, se
1) carrego parport e parport_pc previamente e
2) especifico manualmente a irq com

$ echo 7 > /proc/parport/0/irq

carrega sem problemas.

No laptop não há este problema. O kernel deste não foi recompilado.
No desktop, o kernel foi recompilado, e parport e parport_pc foi
modularizado. Será que é isto? É só curiosidade, porque as coisas
estão "funfando".

Mas não paro por aí. Uma vez que os módulos estão carregados, tento
configurar a rede. Segui os procedimentos indicados no Plip e Plip-Install
"rautús". Bem, o teste proposto para ver se a rede está funcionando é
o ping. E aí vem minha dúvida. Quando "pingo" do desktop para o laptop
e vice-versa, recebo a mensagem de 100% dos pacotes perdidos. Não recebo
a mensagem de rede indisponível ou qualquer outro aviso. Pergunto:

Minha rede está funcionando? (faltando, talvez, configurar corretamente
o serviço de ping? precisa ser configurado?)

Os "rautús" nada dizem sobre isto. Se estiver funcionando, parto para a
configuração do serviço de NFS, que é o que me interessa por ora. Se não
estiver, continuarei tentando configurar a rede.

Obrigado.

inté+v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux no. 180204

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!

Responder a