Como as duas estarão ligadas por um cabo cross e ambas estão na mesma
rede 192.168.1.0 você não precisa especificar gateway para acessar a
outra máquina. Uma rota para a rede referente a cada placa é adicionada
automaticamente aí de acordo com o endereço o kernel já sabe em que
placa jogar os pacotes. Agora, se o endereço a ser conectado não
faz parte de nenhuma das redes às quais o computador está ligado,
aí sim é necessária uma rota default.

A menos que uma delas possua um modem conectado à internet, aí você
seta o default gateway da outra para o IP da uma, para que a outra
saiba para onde mandar os pacotes para poder atingir as outras redes.

Abraço