Olah!

Em Seg 17 Fev 2003 19:57, Daniel Costa escreveu:
| Oi Pessoal,
|
| Eu estou a pensar montar uma pequena rede numa Pequena Empresa (Vamos ver
| se sou capaz :-)), e vai ter de ter um router e "injectar" a o acesso via
| ADSL na rede e um Firewall. Agora a minha ridicula questão é: Qual a
| estrutura?

Isso depende muito. Em primeiro lugar dos recursos ($$$) de que dispoe. Se
estes naum forem problema, como diz mais adiante, entaum depende do estilo e
da funcionalidade que quiser.

| 1º: O Firewall pode ficar na mesma maquina que vai fazer de router?

Sim. Mas nada impede q sejam maquinas separadas. Normalmente firewall e router
dividem a mesma maquina por questoes de praticidade.

| 2º: Se não, o que é que ponho com acesso directo a net? o firewall para
| proteger toda a rede incluindo o router ou o router para mandar a net para
| a rede a passar pela firewall?

Se fores separar, em primeiro lugar o router. O router eh o mais externo da
estrutura. Naum precisa ser, no entanto...

| Já agora, o router ou a firewall pode ser uma máquina que esteja a servir
| HTTP, ou é melhor ser uma maquina em separado?

Bem... aih eh outra historia. Servidores ficam dentro da sua rede interna, com
acesso externo controlado pelo firewall. Todos os servicos q fores prestar
devem seguir este principio basico (isso, eh claro, pressupondo q sua rede
interna seja segura).

| Qual a melhor configuração? Tudo em separado ou tudo num só? O numero de
| maquinas não é problema.

Eu faria: Router/Firewall em uma maquina "olhando" para fora. Depois deles, um
proxy (q tb poderia ficar na mesma maquina, mas se naum eh problema o numero
de maquinas, coloque separado). E depois deles os diversos servidores: SMTP,
HTTP, etc, etc, etc

| O trafego medio por mês contabilizado pelo servidor Win2000 é de 20 Gb
| Mensais da internet.

Naum eh muito. Mas aconselho usar um proxy... vai economizar banda (e vai
melhorar o acesso)

| Desde já o meu muito obrigado e desculpem a idiotice mas fui a pesquisar e
| não encontrei nada.

Eh dificil encontrar. Mais porque eh uma questao de estilo do que por qualquer
outro motivo. Mas isso eh uma verdade: livros/documentacao boa sobre
estruturas de rede saum raros.

[]s

Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <[EMAIL PROTECTED]>
GnuPG Key ID 268A084D at search.keyserver.net
Webpage: http://people.debian.org/~spectra/

Responder a