On Thu, Apr 10, 2003 at 11:08:11AM -0300, Guilherme Mesquita Gondim wrote:
>    Alguém me recomenda um programa de e-mail *estável*, leve, com
> suporte a html, com boas alternativas para filtros, que possa fazer
> backups dos e-mails para que quando eu precisar de formatar o PC só
> copiar o backup para um cd e recuperar no programa depois? Bom, de
> preferência um que utilize o mesmo sistema de outros programas e-mails,
> para, se por acaso, eu mudar de programa ele conseguir ler os mesmos
> e-mails...
>    Podem me dizer programas de modo texto também, talvez eu goste
> deles. Eu atualmente utilizo o Mozilla e não estou muito satisfeito.

<guerra santa>
Aprendi a NÃO viver sem mutt+procmail+fetchmail+abook+vim. Esse conjunto de
programas segue a velha filosofia UNIX: cada ferramenta deve fazer
apenas uma coisa, mas deve fazê-la bem. Então, temos uma suíte completa
de e-mail em modo texto, rápida (porque é em modo texto), relativamente
fácil de usar e extremamente estável (são programas que existem há
anos). O mutt, que é o programa com quem normalmente você mais interage,
é responsável pelo gerenciamento de e-mail na sua máquina. Ele gerencia
as pastas, ordena as mensagens (inclusive por threads, data, assunto,
remetente...), cuida de listas de e-mail... O fetchmail é o responsável
por pegar os e-mails do(s) servidor(es) POP/IMAP/etc. e passá-los para o
MTA (Mail Transfer Agent, o servidor de e-mail (Exim, Postfix, Sendmail,
QMail...)), que por sua vez as coloca na caixa padrão (geralmente em
/var/spool/mail) ou as passa por um filtro de e-mail, como o procmail.
Este último é um filtro excelente, permite separar mensagens em várias
caixas dependendo do remetente, excluir SPAM dentre outras coisas.
Depois, precisamos de um editor de textos (sim, um programa, uma
função... o mutt não edita textos), como o vim, o nvi, o elvis ou mesmo
o emacs (apesar de este último ser, por si só, quase um sistema
operacional independente ;) ) para compor as mensagens. Ferramentas
acessórias, como o abook (um catálogo de endereços em modo texto) e o
GPG se integram admiravelmente bem com o mutt. Além disso, você pode ver
imagens sem sair do console com o zgv, e mensagens em HTML, com navegadores
em modo texto ou em modo gráfico.

Pode parecer complicado, mas na verdade não é. Uma vez que tudo esteja
configurado, você não terá mais problemas com e-mail. Comece devagar,
com fetchmail+mutt, e depois vá melhorando sua configuração aos poucos.
</guerra santa>
> Obrigado,
> Guilherme "Semente"

Vamos ver se a semente que eu plantei germina...

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis              Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil                          counter.li.org

Responder a