Gustavo Polillo <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> Gostaria de usar cluster, porem gostaria de saber da
> experiencia dos colegas. Uma aplicacao precisa ser
> necessariamente paralelizada para rodar em cluster? gostaria
> de aumentar a performance de minha aplicacoes usando
> cluster.. alguem tem alguma dica??
> grato.

Ola Gustavo,

Existem varias formas e "linhas" de clustering. Voce pode verificar
alguns projetos como Mosix[1], PVM[2], MPI[3] e alem disso procure no
google por Beowulf Cluster.

1. http://openmosix.sourceforge.net/
2. http://www.csm.ornl.gov/pvm/pvm_home.html
3. http://www-unix.mcs.anl.gov/mpi/

Depois se voce quiser alguma dica de como automatizar a instalacao,
voce pode verificar alguns "prontos" que tem para baixar na internet,
sendo o mais "automatico" um baseado em Mandrake ou senao voce pode
"criar" seu modo de instalacao. Para o debian, existem algumas
alternativas prontas como o FAI[4] ou voce pode modificar o
/etc/inittab para adicionar um runlevel (eu criei o 7) e depois criar
um script que instale a partir de um chroot que pode ser mantido em um
servidor.

4. http://www.informatik.uni-koeln.de/fai/

Eu apliquei esta ultima jah algumas vezes e funciona realmente bem. Eu
gosto da ultima alternativa porque voce pode criar estrategias de
sincronizacao que realmente ficam rapidas como por exemplo usar o
rsync para atualizar a seguranca dos nodos do cluster. Alem disso,
instalar um software eh uma tarefa trivial jah que podes adicionar no
chroot e mandar os nodos sincronizarem.

Bom, qualquer coisa, estamos ai...

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: [EMAIL PROTECTED]      UIN: 5906116