"Wesley Alves de Oliveira/MPGO" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

Ola Wesley,

> Estudo a linguagem C a 2 anos e estou estudando GNU/Linux a mais ou menos
> 1 ano, não tenho muito tempo hoje para o GNU/Linux, pois meu trabalho não
> é no ramo de software ou sistemas, e sim burocrático.

Opa, que legal. O software livre tem disso, nem todos envolvidos com
ele sao teoricamente o seriam; veja por exemplo o Pablo (spectra) que
eh medico de Desenvolvedor do Debian :-)

> Queria por em prática meus conhecimentos de C e script shell, já estudei
> vários livros. Estou atualmente traduzindo, muito vagarosamente a GLIBC,
> estou nas primeiras 7 páginas da Introdução - não sei muito o Inglês
> (quase nada) mas estou tentando, sou esforçado e perseverante -, só nas
> horas vagas.

Perfeito, entao voce *jah* estah no caminho. Infelizmente eu nao sei
se voce vai ter _paciencia_ de manter a traducao a libc jah que eh
algo muito dinamico e voltado para desenvolvedores que *necessitam*
saber pelo menos o ingles tecnico.

> Mas, amigos, queria que me mostrassem um software da comunidade em que eu
> pudesse entrar para programar, preciso de um projeto. É claro, queria que
> fosse em português, se possível.

Bom, projetos existem varios. O mais facil eh voce pegar um programa
que voce goste muito e comecar a colaborar com o desenvolvimento do
mesmo. Se voce quiser, pode usar alguns portais de desenvolvimento
para procurar projetos que sao o Codigo Livre[1], Savannah[2] e
SourceForge[3].

1. http://codigolivre.org.br
2. http://savannah.gnu.org
3. http://www.sf.net

> Espero que os amigos da lista tenha conhecimento para me mostrar o mundo
> software pela primeira vez. E me ajudem em um grande sonho desenvolver
> para a COMUNIDADE.

Eh muito complicado alguem lhe indicar um projeto porque isso eh muito
pessoal. Eu por exemplo gosto de trabalhar com coisas complicadas
(estou trabalhando no desenvolvimento da proxima versao do APT) mas
nem todos sao assim.

De qualquer forma, para voce ajudar um projeto voce *sempre*
precisarah conhecer bem o software que voce desenvolverah e por isso
torna-se quase _impossivel_ a indicacao por terceiros.

Verifique nos links que citei acima se voce nao encontra algo que lhe
chame a atencao e se precisar de ajuda pode contar comigo.

[]s e boa sorte.

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: [EMAIL PROTECTED]      UIN: 5906116