Olás novamente...

Marcio,
Eu fiz exatamente o que vc falou e ainda não funcionou
:( De qualquer forma, vou explicitar com todos os
detalhes o que eu tenho e o que eu gostaria de fazer.

No meu apartamento, temos 3 computadores que serão
interligados por um hub. O meu pc tem debian e
windowsxp. os outros têm somente o windowsxp. No meu
computador está conectado o velox e tenho 2 placas de
rede (1 pro velox e a outra ligada no hub). O que eu
quero, principalmente é dividir essa conexão com a
internet. Compartilhar arquivos é uma segunda fase.

No windows's eu instalei o wingate para que a rede
fosse mais facilmente configurada (dica de um amigo
que tb tem uma rede parecida em casa). Além disso eu
configurei os ips das 3 máquinas assim no rwindows:

m1 (minha máquina e servidor):
placa de rede do HUB:
ip->192.168.0.1
mask->255.255.255.0
gateway->192.168.0.1
dns->192.168.0.1

m2 e m3:
ip->192.168.0.(2|3)
mask->255.255.255.0
gateway->192.168.0.1
dns->192.168.0.1

No windows, as máquinas estão funcionando quase
beleza. (a internet de vez em quando trava e eu nao
descobri o pq ainda, mas é de lua. não tem um motivo
certo ainda. Entretanto, eu acho que o problema é DNS)

Só que eu estou interessado mesmo em colocar a rede
com minha máquina no linux funcionando. O resto dá-se
um jeito.

Agora o que eu já tentei fazer:

seguindo os passos descritos pelo marcio:

> edite o arquivo /etc/network/options e coloque
> ip_forward=yes
> de um restart no networking  ->
> /etc/init.d/networking restart
> depois:
>   echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

até aqui tudo bem, só que eu tive de fazer ifconfig
eth1 192.168.0.1 pra fazer essa interface de rede
aparecer na listagem do ifconfig. (tive de fazer isso
toda vez que rebootei a maquina. como deixar isso
automatico?)

>   ipchains -P forward MASQ

esse comando não deu certo. Disse que o protocolo não
era válido.

tentei pingar um endereço ip da máquina rwindows e não
deu :(

O que devo fazer? instalar um servidor de dns na
máquina linux? se sim, como fazer? Obrigar o pessoal a
instalar o linux e jogar fora o windows? (seria ótimo,
mas acho que não gostariam muito heheheh)

Obrigado a todos que responderam e responderão :)

Ateh,

P.S.: o site abaixo não existe :((
> kernel: http://autsens.cjb.net/~rodrigo/

=====
Frederico "Ramirez" Marvila
Ciência da Computação - UFMG
e-SPEED - UFMG

"Friends shouldn't help friends run Windows." - Joe Barr
Email certified Windows free by Debian Linux.

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus,
proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/

Responder a