Olá,

On Fri, Jan 07, 2005 at 11:28:26AM -0200, Leandro wrote:
> Uso o putty para acessar minhas estações linus usando ssh, ele funciona muito
> bem dentro da minha rede, gosataria de saber se eu consigo fazer ele
> funcionar de fora da minha rede, ou seja, quero que ele acesse uma maquina da
> minha rede de fora dela. Será que isso é possível, se por acaso alguem tiver
> uma sujestão de outra forma de conseguir esse acesso.

Sim, consegue, mas você precisa fazer com que seja possível que exista
comunicação entre a máquina externa e a máquina da sua rede interna que
você deseja acessar.

Eu recomendo tentar algo como DNAT no iptables. Você redirecionaria as
conexões com destino ao endereço do seu firewall/gateway, na porta
utilizada pelo SSH (ou qualquer outra escolhida) para essa máquina na
rede interna, na porta utilizada pelo daemon do SSH, normalmente porta
22 TCP.

Isso é necessário caso sua máquina na rede interna possua um endereço IP
inválido na Internet e a máquina a partir da qual você precise acessá-la
esteja na Internet com um endereço IP válido.

||  André Luís Lopes                 [EMAIL PROTECTED]                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||