Pessoal,

Informo que foi resolvido o problema dessa placa de
som.

Eu fiz assim:

Desabilitei o alsa da inicialização, coloquei um
script pra rodar na inicialização com o conteúdo:

#!/bin/bash

moprobe sb

~
~

e configurei o kde pra rodar com oss ao invés de alsa

Obrigado a todos, essa lista é realmente o máximo !!
Parabéns a todos ! ! !