De: Marcos V Lazarini [mailto:[EMAIL PROTECTED] Enviada em: quinta-feira, 18 de agosto de 2005 01:51
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: DUVIDA do CBQ

THIAGO ANDERSON SANTOS wrote:

AE Pessoal, Alguém pode me ajudar estou com problema serio ehehehe

Ae Galera,

estou com o seguinte problema:

Tenho 3 redes e um Proxy, olha soh...

Rede 1 ( IP: 10.0.0.0/16 ) - 5 Maquinas
Rede 2 ( IP: 10.1.0.0/16 ) - 150 Máquinas
Rede 3 ( IP: 10.2.0.0/16 ) - 500 Máquinas

e Também Acesso Externo aos meu servidores ( Rede Válida )

Tenho 1 link de 1Mb com a embratel e tb algumas considerações:
- TODAS as Maquinas da Rede 2 e 3  acessam a Rede 1
  Sendo:
               - Rede 3 Acessa as maquinas somente via porta 80.
               - Rede 2 Qualquer protocolo.

- ALGUMAS maquinas da Rede 1 acessam a rede 2(TODOS OS PROTOCOLOS).
- ALGUMAS maquinas da Rede 2 acessam a rede 3(TODOS OS PROTOCOLOS).

Gostaria de saber o melhor jeito de nao deixar a internet lenta nas estações
das Redes 1 e 2 e tb o acesso das redes nao ficarem lentos... como devo fazer
as contas ?? Agora qto ao acesso externo, é outro firewall, que roteia os
pacotes. Entao nessa maquina (PROXY) que estou implementando o CBQ, as redes 3
e 2  estao atras dela, sendo que eu filtrando o acesso a internet,
automaticamente ficará mais rapido o acesso ao site da instituicao.

Lembrando que o interessante é se uma maquina estiver sozinha na rede assume o
controle total da banda, se tiver 2 divide e assim por diante... alguém pode me
ajudar???

Lembrando o site principal sobre o assunto:
http://lartc.org/
Pra vc já ir direto na parte que interessa, procure o link vermelho a direita (wondershaper). Lá tem exemplos com comentários. Mas eu optei por usar o HTB e não o CBQ - achei bem mais fácil de fazer e entender.