Eu tô lendo, sei que é verdade, mas ainda não acredito que a MS fala isso!

On 9/12/05, Joel Gangi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Ola a todos!
>
> Estou vendo alguns paises querendo implantar Linux em boa parte
> dos equipamentos do governo, e sempre a Microsoft vem com a
> historia de que o software livre nao eh gratuito por que transfere
> o custo do produto para custos de suporte e treinamento de pessoal.

 Tenho algumas perguntas pra MS:

 1. A MS dá suporte gratuito a todos seus produtos? Inclusive suporte
de rede e manutenção?
 2. Os produtos da MS não precisam de treinamento?

 Alguem poderia me dizer qto custa pra tirar um certificação da MS?

> Sera que existe algum curso livre de Linux em video para poder
> resolver esse problema do treinamento para os novos usuarios de Linux?
> Se existir soh temos que fazer a divulgaçao dos videos atraves da midia.
> Se nao existir, poderiamos fazer cursos dos tipos: curso basico,
> curso intermediario, curso avançado, etc... Esses cursos poderiam iniciar
> com a instalaçao uma distribuiçao como a Debian-BR-CDD, sendo assim,
> alem de abrir os olhos dos usuarios para um novo sistema ainda aproveitamos
> para difundir essa distribuiçao.

 Na verdade existem diversas apostilas em diversas línguas. Inclusive
em português existe o Guia Foca Linux, dividido em diversos níveis.
Agora, em vídeo eu não tenho conhecimento.

> Poderia ainda ser aberto um grupo para pessoas interessadas em desenvolver
> esses cursos, que tenham tempo e didatica para podermos fazer cursos simples
> de entender e com o que existe de mais pratico para se usar em uma
> distribuiçao.
>
> A ideia aqui eh de livre distribuiçao e pode ser alterada e complementada a
> vontate pelos que a lerem, e gostaria de pedir a distribuiçao da mesma, para
> que
> o software livre seja nao soh software, mas conhecimento livre distribuido
> [...]

 A idéia é *muito* interessante. A justificativa eu não acho válida. A
dificuldade de treinamento nos produtos de software livre é a mm de
treinamento nos produtos da MS, a diferença é que tem muita gente
pagando R$ 70/mês pra se especializar em um produto não livre (MS
Office), enquanto que pouquíssimos gastam pra se especializar no
produto não livre (Open Office).

 A realidade é que um produto deste tipo faz falta e ajudaria muito na
difusão de linux, software livre, ou mm uma distro específica. Somente
chamo a atenção para alguns detalhes.

 1. Se a aula fechar numa distro, vc elimina a colaboração dos adeptos
a outras distros.
 2. Qual o foco do curso. Um foco é muito importante, um usuário
doméstico necessita de informações que um usuário corporativo não
precisa. Um administrador precisa de informações que um usuário final
não precisa. Talvez um conjunto de aulas, cada qual com um foco, e não
somente com dificuldade crescente fosse mais interessante.

 Fabio

Responder a