Em Qua, 2005-09-14 às 09:40 -0300, Rogério Rosa da Silva escreveu:

> A poucos dias houve uma discussão sobre o uso do aptitude. Parei de
> usá-lo porque quando seleciono algum pacote para instalação,
> automaticamente o KDE é selecionado para desinstalação. Alguém já passou
> por algo parecido e pode indicar qual é a solução para usar normalmente
> o aptitude ?

Bom, isso acontece porque o pacote a ser removido contém dependências
que foram instaladas somente por causa desse pacote e não porque você o
instalou diretamente. (ou talvez você instalou os pacotes com o apt-get)

Segue abaixo um exemplo de como lidar com essa situação com o aptitude:

Se você instalou o meta-pacote "gnome", ele vai instalar vários outros
pacotes, e se você remover um pacote desses, a árvore vai quebrar e ele
vai querer remover todos! Isso não é ruim... na verdade, tem que ser
assim! Basta ser atencioso que não passará pela infeliz remoção de
pacotes indesejados. Caso isso acontecer, de o aptitude querer fazer
isso por causa da quebra na árvore, basta você digitar, na hora da
pergunta "Do you want to continue? [Y/n/?] ?", +<nome_do_pacote>

Exemplo:

<começo>
$ sudo aptitude purge gnome-core
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Reading extended state information
Initializing package states... Pronto
Reading task descriptions... Pronto
The following packages are unused and will be REMOVED:
  nautilus nautilus-data
The following packages will be automatically REMOVED:
  gnome-desktop-environment
The following packages will be REMOVED:
  gnome-core gnome-desktop-environment
0 packages upgraded, 0 newly installed, 4 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 0B of archives. After unpacking 12,6MB will be freed.
Do you want to continue? [Y/n/?]
</fim>

Fui remover o pacote gnome-core e ele quer remover o nautilus! Mas eu
quero o nautilus, então faço:

<começo>
Do you want to continue? [Y/n/?] +nautilus
The following packages will be automatically REMOVED:
  gnome-desktop-environment
The following packages will be REMOVED:
  gnome-core gnome-desktop-environment
0 packages upgraded, 0 newly installed, 2 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 0B of archives. After unpacking 32,8kB will be freed.
</fim>

Viu? Agora ele não será mais resolvido. Digita ? para obter mais opções,
como: - (remove), _ (purge), = (hold)...

Caso acontecer do aptitude querer remover MUITOS pacotes que você
gostaria de manter, você não precisa digitar vários +<pacotes>. Faça o
seguinte: abra o fron-end dele digitando somente "e" quando aparecer a
pergunta "Do you want to continue? [Y/n/?] e" e aperta a tecla + (mais)
sobre os pacotes que não deseja remover e 'g' para efetuar as
alterações.

Muita gente não gosta do aptitude por causa que ele removeu seus pacotes
preferidos! Espero que com essa dica aí muita gente passa a dar mais
atenção ao aptitude. Acho que a principal vantagem dele é a de não
deixar pacotes órfãos no sistema.

Recomendo que não misture apt-get e aptitude. Use ou um ou outro. Faça
um alias para contornar o possível erro de digitação (ou falta de
atenção! :-P).

OBS.: Nunca coloque o GNOME pra ser removido!!! Isso foi só um exemplo! :-P

--
Guilherme Mesquita Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!