Em Qua 23 Nov 2005 13:59, você escreveu:
> Tiago,
> a um tempo eu postei uma dúvida na lista de discussão do debian em
> português, e voce deu a ideia de colocar o script como shell do
> usuario no /etc/passwd.
>
> Voce poderia explicar melhor?
>
> Se for o que eu entendi, seria uma otima solucao para o meu problema,
> que seria impedir o usuario de logar caso uma certa condicao nao for
> satisfeita.
>
> Grato desde já.
>
> Michel

Olá Michel,

Estou retornando a mensagem para a lista, pois acho que pode interessar ou
angariar ajuda de outras pessoas...

Se você olhar o arquivo /etc/passwd (ver `man 5 passwd`), verá que o último
campo para os usuários do sistema é /bin/false , enquanto que para os
usuários comuns é /bin/bash. Resumindo (até por que estou com pressa), este
programa é chamado após um login bem sucedido. Você pode trocar, para os
usuários comuns, o /bin/bash por um script, ou melhor, chamar o bash com um
script (`bash /caminho/para/script.sh`). Esse script, imagino, deve verificar
se as condições foram satisfeitas e depois chamar uma nova sessão do bash com
um exec. Nunca testei, mas acho que é um bom caminho.

tiago.

Responder a