[Sadol] felipe diefenaabch wrote:

[..]
Os kerneis que vem com as distribuição sempre tem uma certa defazagem em avanço ao kernel dos repositorios. Há certos hardwares existentes por exemplo, em que utilizar kerneis como o do potato ou do sarge mesmo é uma tarefa complicada pois exige sua recompilação ou até mesmo a busca de driveis distribuidos pelos fabricantes.

Bom, só se seu hardware for bem novo, e nesse caso vc não estaria usando mais essas distros. A unica área que eu vejo problemas hj é em relação a HD SATA. Tirando isso, nao vejo muitos HW pra servidor que o kernel do linux (mesmo o 2.6.8) não suporta...

Este que por sua vez podem não ter pacotes pré-compilados para sua distro preferida.

Isso nao quer dizer nada... make-kpkg nele e tá compilado.... ;-)


kerneis sempre podem evoluir em uma velocidade mais lenta que os sistemas novos que o mercado emprega como controladoras chipsets etc. E podem ser considerados muito "BUGADOS" para sua distro visto que pacotes e kernel evoluem em passos diferentes.

Aqui há controvérsias... Se mudar uma chamada de sistema é bug ou nao, se ter suporte a um HW especifico é bug ou não levaria semanas pra discutir...

Mesmo o trabalho dos programadores do kernel sendo intenso e sempre atendendo distros com o nome *debian* o mais rapido possivel

Não acho que aconteca isso: 'programadores do kernel atendendo alguma distro'. Pelo q sei nunca há ou houve favorecimento.

podem se tornar um problema quando aquele maldito servidor quis dar uma rasteira em você com o modulo A ou B que não tem suporte a seu hardware.

Não entendi essa - do dia pra noite seu HW não é mais reconhecido? Essas coisas não costumam mudar muito e dá pra planejar bem...


por tanto a minha pergunta e a seguinte;

Apt e seus compatriotas tem ferramentas que dizem a seu sources qual pacote instalar. Hora stable, hora testing, mesmo com ambas entradas. Podem ser filtrados na hora da instalação com ferramentas já discutidas na lista (apt-get -t testing install linux-image-2.6.15). Qual serião os problemas em se utilizar kerneis mais recentes em distribuições como o SARGE?

exemplo: linux sarge 2.6.15

Tudo o q vc instala fora dos repositórios oficiais, mesmo que seja um .deb, passa pra sua responsabilidade. Se surgiu um bug crítico, ninguem vai corrigir, e se vc não tomar cuidado com isso, pode se dar mal - ainda mais num servidor q deveria estar 100% up. Se seu HW não for mto novo, e o kernel default reconhecer tudo, nao vejo motivo pra colocar num SERVER coisa mais nova.

Obviamente, vc pode ver nesse changelog <http://wiki.kernelnewbies.org/LinuxChanges> se tem alguma coisa que te interessa, mas de novo, vc passa a assumir os riscos.

Uma ultima coisa: nunca tente fazer o plural de uma palavra de origem inglesa com a regra do portugues... 'kerneis' até dói no ouvido. Seja careta e adote estrangeirismos por completo (kernels) ou traduza tudo (núcleo, núcleos). Devo avisar q temos professores de portugues aqui na lista! :-)
Alias, vc poderia usar um corretor ortográfico tbm...

--
Marcos


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]

Responder a