On Tue, 14 Mar 2006, Eder Gobbi wrote:
> Política de segurança, seria interessante estar documentada, em forma de
> contrato ou termo de compromisso, alguém já viu ou conhece algum
> exemplo?

Sim.  Mas não é o tipo de coisa que se pode divulgar sem autorização.

Existem cursos excelentes de segurança da informação no Brasil que ensinam
os pormenores de uma política de segurança bem feita.

> Tive um problema parecido, minha rede tem 145 estações e 180 usuários,
> foram alertados que algumas aplicações eram proibidas pela política da
> empresa. Encontramos o usuário fazendo download, de pornografia ainda.
> Tentamos demití-lo, porém, não conseguimos justa-causa. Ele não estava
> contrariando nenhuma política devidamente documentada da empresa.

Política de segurança é documento assinado pela alta gerência da empresa,
costumeiramente constituído Resolução de Diretoria e registrado na justiça
ou em cartório.  E mesmo assim a política de segurança não vale grande coisa
se a alta, média e baixa gerências não estiverem comprometidas em fazê-la
valer.

Implantar política de segurança é coisa séria, e tem um custo compatível
(que não é nada baixo).

> A história ficou no esquecimento, porém, obviamente pode acontecer
> denovo. Seria interessante apresentar um projeto de policiamento
> aplicado e documentado.

Eu sugiro contratar alguém do ramo para fazer o projeto, ou então pedir um
curso antes.  Vai ser o menor dos custos na implantação da política.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond