On 4/28/06, Andre Luis Beckel Flor wrote:
Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, trabalho
com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos na
plataforma Windows.

Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar
atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem como
todos os tipos de configuração da parte física do PC.

Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender melhor
a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD adquirindo o
CD e estou tentando fazer investidas para começar como usuário doméstico
para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos
meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio a
comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não consigo
fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem instalados,
modificados ou removidos depois que, como root, digito: #aptitude install
pacote_modem.deb.

Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no executável
e, 'pimba', instalado e configurado!

Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente está
'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque ser tão
difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? Fazer minha
câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? porquê? porquê?

Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de
fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o Linux
nos mostra!

Eu uso Linux há muito tempo. Deixei de usar ruindous há uns 4/5 anos.
Fácil é um conceito relativo. O que é fácil para mim pode não ser
fácil para você. O que é fácil para você pode não ser fácil para mim.
Não adianta querer que o Linux seja fácil para todos porque nenhum
sistema operacional é (e não adianta falar que o MacOS é, porque eu
não achei ele nada fácil). :-)

As pessoas não usam ruindous porque é fácil. Usam porque estão
acostumadas. Usam porque outros usam. Usam porque muitos fabricantes
de hardware acham que só existe ruindous.

Eu acho o Linux, Debian em particular, extremamente fácil de usar. No
último final de semana, fiz uma nova instalação de Debian Etch e para
surpresa nem precisei compilar os drivers da nvidia, foi só marcar
para instalação no synaptic e reiniciar o GDM. Não teve nem graça.

Vou contar qual foi a gota d'água para eu largar o ruindous de vez:
Recebi um micro novo para trabalhar. Instalei o Ruindous NiceTry e ele
não deixou a placa de rede funcionando. A minha cópia do ruindous era
legalizada, mas dessas licenças que não dá direito a suporte (licença
acadêmica). Gastei um dia inteiro instalando, reinstalando e removendo
drivers. Rebootei a máquina dezenas de vezes e nada. Nos dias
seguintes procurei ajuda com dezenas de pessoas - sempre a mesma
ladainha - reinstala, formata e reinstala tudo. Depois de uma semana
sem a rede funcionando, sem uma única mensagem de erro sem achar uma
pessoa que tivesse a menor noção das causas do problema, instalei o
Red Hat. Em 20 min eu estava com a maquina ligada na rede.

Tem muito hardware que "não funciona" no Linux (como talvez seja o seu
modem, sua impressora ou sua webcam), mas isso é um problema do
hardware e não do Linux. Se você compra um carro e ninguém fabrica
peças para ele porque vende pouco, quer dizer que o carro é ruim? Não,
isso que dizer que você deve tomar cuidado ao comprar peças.

E tem mais, se acha que o mais difícil no ruindous é editar os
registros, agradeça a Deus! Porque você nunca teve problemas/desafios
com ele.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/