Você está utilizando o GDM que é a tela de login do Gnome, por isso
ela é mais compatível com o Gnome do que com o KDE. Se você quiser que
apareça a opção "desligar" no KDE, instale o KDM e substitua o GDM,
porém o Gnome vai ficar sem a opção de desligar.

Quanto ao fato de a tela voltar pro login, não tenho como saber o que
está havendo por falta de informações, talvez ao mudar pro KDM isso
pare de acontecer.

Verifique nos arquivos de log que se refiram ao tal de X dentro do
diretório /etc/X11 /var/log, talvez possa de dar alguma luz.