No dia 17/07/2006 às 01:33,
Felipe Figueiredo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> A principal diferença parece ser no modo preemptivo de multitarefas. O kernel
> default do debian vem com isso desligado, o que supostamente é mais adequado
> para servidores. Ligando, o desempenho fica supostamente mais adequado para
> desktops.

Eu uso sempre o kernel padrão, baixado de www.kernel.org e tem essa
opção também, sem precisar de nenhum patch. Na hora de compilar permite
escolher entre 3 opções.

> Se alguém tiver alguma sugestão de como testar, fazer benchmarks, pensei em
> deixar o mesmo kernel (2.6.17) com e sem o patch, mas acabei perdendo a
> paciência. Mas para ser justo, eu teria que usar o modo preemptivo em ambas
> opções. Como controle, ainda ter uma terceira versão, com a configuração
> padrão.

Olha, já compilei uma vez um kernel preemptivo, havia lido que
deixava o sistema (desktop) mais rápido ao reagir às requisições
dos programas do usuário de forma mais imediata.

Não gostei, pelo menos aqui ficou bem mais lento, por incrível que pareça.
Não lembro dos detalhes porque faz tempo, acho que foi no kernel 2.6.5
ou 2.6.6, nem tinha 3 opções na hora de configurar, era apenas preempt
ou não. E olha que compilei umas 2 versões diferentes, para testar de
novo.

Olhando aqui no 2.6.17.1 tenho 3 opções:

( ) No Forced Preemption (Server)                     x x
(X) Voluntary Kernel Preemption (Desktop)             x x
( ) Preemptible Kernel (Low-Latency Desktop)          x x

Agora que vc falou no assunto fiquei curioso de compilar nas 2 outras versões e
testar.

Um abraço

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Os empresários brasileiros realizam o milagre de ter que criar riqueza num país
em que o trabalho é punido, e o ócio remunerado

--Tancredo Neves