Olá,

Reinstalei, recentemente, o Xfce e, com ele, um aplicativo de calendário chamado orage. Pois bem, o orage retira a informação de qual é o primeiro dia da semana diretamente do locale [/usr/share/locale/pt_BR]. Acontece que o locale acha que o primeiro dia da semana, aqui no Brasil, é a segunda-feira, ledo engano, como se pode constatar a partir da leitura de qualquer link que apareça no link abaixo.

http://www.google.com/search?q=Primeiro+dia+da+Semana&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox&rls=org.mozilla:pt-BR:unofficial

Para consertar esta situação em qualquer máquina singular a receita é a seguinte:

1)confirme se esta é a situação em seu sistema:
$locale day # que informa a ordem dos dias da semana
$locale first_weekday # que informa qual daqueles dias é o primeiro

2)edite o arquivo /usr/share/i18n/locales/pt_BR, substituindo o número que vem logo abaixo da linha contendo first_weekday por 1 para que o Domingo seja o primeiro dia da semana

3)para recompilar a base de dados que o locale usa, execute (como root):
#localedef -v -c -i /usr/share/i18n/locales/pt_BR -f UTF8 /usr/share/locale/pt_BR

4)para informar ao sistema as novas regras, execute (como root):
#dpkg-reconfigure locales
e siga as instruções.

Nota: o meu locale padrão é pt_BR.UTF8. Se este não é o caso, não sei se os resultados são satisfatórios.

Isto posto, a questão passa a ser informar o problema aos desenvolvedores.

Abraço,

Responder a