Vá no Fields Editor do Componente que você está usando,
Dê clique de direita e escolha New Field,
Dê um nome, um tipo e um tamanho para esse campo que estamos criando. Essas
informações deverão serem as mesmas do campo que será de display.
Marque a opção Lookup
Na parte debaixo desse diálogo, em key fields, escolha a chave estrangeira
da sua tabela,
em DataSet, escolha o DataSet de onde virão os dados,
Em Lookup Fields, escolha a chave primária do DataSet de onde virão os dados
e em result field escolha o campo que deverá ser mostrado.
Feito isso, você acaba de criar o dito campo lookup

Agora no seu DBGrid, coloque este campo como uma coluna, coloque o foco na
coluna criada e pressione F2. Observe que apareceu um botão como o de
Lookup. Clique nele e pronto! está criado.... Não precisa fazer mais nada
além disso.

Contras:

O DataSet de destino já deverá estar aberto e com todos os valores possíveis
em cache... caso contrário, não tem como funcionar. Por isso lookups não são
aconselhados de forma alguma... mas como não sei como é sua aplicação...
isso deve funcionar

Espero ter ajudado você

Thiago