As medidas, disse a Sun, têm por objetivo ampliar o uso da linguagem de programação Java, criada para a produção de aplicativos que possam ser executados em computadores usando diferentes sistemas operacionais e processadores, como o Ultrasparc da Sun e os chips compatíveis com o padrão Intel.
A Sun anunciará oficialmente os lançamentos em sua conferência JavaOne, em San Francisco esta semana, que deve atrair 12 mil engenheiros de software, segundo a empresa.
Ao tentar ampliar o número de projetos de software usando a linguagem Java, a Sun espera vender mais servidores e sistemas de armazenagem de dados. A empresa começou recentemente a oferecer alguns de seus servidores gratuitamente a clientes que assinem contratos de assistência técnica e de licenciamento de ferramentas de desenvolvimento de software e outros produtos.
A empresa registrou 12 trimestres consecutivos de queda nas receitas, e uma sucessão de prejuízos depois do estouro da bolha da Internet e das telecomunicações, no final de 2000. Também enfrenta competição ferrenha de fabricantes rivais de computadores, como a International Business Machines nas máquinas mais caras, e da Hewlett-Packard e Dell nas máquinas mais baratas.
A Sun também está levando adiante vigorosamente a sua estratégia de software, tendo assinado contratos recentemente com o governo chinês e outros para distribuir gratuitamente milhões de cópias de seu Java Desktop System, que funciona como alternativa ao sistema operacional Windows da Microsoft. Tecnologia do Project Looking Glass e do Java3D são parte integral desse esforço, de acordo com a Sun.
Reuters
