Marcio,

Quando eu cuidava de um pool de "servidores identicos", normalmente o que
eu costumava fazer era instalar e configurar uma das maquinas da forma
como o pool deveria operar, depois clonar este HD com o uso do dd no HD
das demais maquinas, o que obviamente era muito mais facil quando as
maquinas usavam disco hotswap :)

No caso do ISO, fica dificil voce usar o dd pois raramente vc vai ter um
HD do tamanho do iso (a menos que você não planeje gravar em CD).

Acho que o mais rapido seria criar um tgz contendo todos os aplicativos e
customizações/configurações que você tenha feito no servidor, de forma que
você possa restaurar rapidamente uma maquina recem instalada para a
condição de inicio de produção.

Para os dados você pode manter um servidor de nfs/ftp/rsync no qual vc
manteria uma copia sincronizada dos dados dos seus servidores, o qual
poderia ser copiado de volta para a maquina recem "recuperada" sem muitos
transtornos, bastaria ter um script que rode diariamente para manter esse
repositorio atualizado. (o mesmo se aplicaria a configuração da maquina,
caso a manutenção de uma cópia offsite não seja critica).

Se quiser podemos trocar alguns emails sobre processo de disaster
recovery, não existe uma solução ideal e genérica, mas existem soluções
bastante simples e eficientes quando olhamos o caso a caso :)

--
[ ]´s Edson