Celso,

Acho que o Giovanni já explicou :), userland é nada mais nada mesmos que os programas normais que não estão vinculados diretamente ao kernel.

Ppor exemplo, o comando ppp implementa uma conexão ppp a nivel de usuário (userland), o pppd por outro lado implementa uma conexão ppp a nivel de kernel.

Edson