Se comprar uma unidade de DVD, compre uma de dupla camada, que da LG não é muito cara. O meu irmão pagou R$ 375 a algumas semanas atrás.

   Já pensou na hipótese de comprar uma unidade de HD externo USB
e usar HDs para backup. Sai mais caro que o DVD, e muito mais barato
que a unidade de fita. Pode fazer vários backups simultaneamente, coisa
que não dá para fazer com a fita,além de ser mais rápido, mais confiável
(já tive uns traumas com DAT) e caber bem mais coisa. Faça um script
que crie uns 3 ou 4 diretórios e faça rotate, como o exemplo abaixo:

rmdir ciclo-4
mv ciclo-3 ciclo-4
mv ciclo-2 ciclo-3
mv ciclo-1 ciclo-2
mv ciclo-0 ciclo-1
mkdir ciclo-0

   E coloque o backup no ciclo-0.

   Ou use vários HDs, fazendo rotação. Estou pensando em fazer isto em
casa. Já faço algo parecido no trabalho, fazendo backup dos servidores
no HD de um outro.

João Rocha.

Alexandre Vasconcelos wrote:

http://www.goffredo.eti.br