Prezados : Comecei com BSD no ano passado e apos algumas tentativas frustradas, consegui com algumas reservas, primeiro rodar a 5.2.1 e depois de alguma briga (placa de video), hoje, consegui instalar e rodar a 5.3, mas como nada é perfeito , gostaria de pedir ajuda e colocar algumas coisas :
1) Apos digitar startx , ele abre o FWM. Mais tarde, posso ate aventurar-me por este gerenciador, por enquanto quero ver se a 5.3 vai rodar melhor no meu equipamento e, sinto-me mais seguro com KDE, GNOME e Window Maker.Como faço para mudar o ambiente grafico ?
2) Ja coloquei algumas observacoes sobre o instalador (nada amigavel a usuarios iniciantes) e apos ter uma serie de dificuldades na inicializacao, com um sem numero de erros, acho estranho vc ter de " adivinhar" qual o comando para tentar acertar o X na unha, pois nao encontrei referencia.
3) Em versoes anteriores vc tentava com xf86config, XF86Config ate que na atual com xorgconfig
4) Tudo bem , devido as mudancas do XFree para XOrg, mas ao menos em algum lugar deveria ter uma seção ... caso sua instalação apresente problemas...
5) Isso nao é um mal apenas do FreeBSD. Baixei LiveCD e outras versoes de BSD (Net, Freesbie ,etc), que apresentaram as mesmas dificuldades.
6) Existe uma tendencia de otimizacao para placas nVidia ? Para quem ainda nao tem uma, sabe o calvario da configuracao ou mesmo, da incapacidade de utilização .
7) Acho perigoso isso, por saber o quanto alguns (ou todos) " monopolios " sao terriveis.
Desde ja , agradeco pela ajuda. Atenciosamente, Newton - Curitiba