cara, as vezes a porcaria do KDE tb ficava me perturbando e o único
jeito era apagar todas as configurações do meu home (os diretórios
.kde, .kqualquercoisa). Experimenta mover esses diretórios para um dir
de bkp no temp (tipo /tmp/root_bkp) e iniciar o X. De repente
funciona... de repente não... Não custa tentar.

Mesma coisa para o Gnome...

Só para saber: vc instalou dos pacotes que vem com a instalação ou do ports?