Mais detalhes...

Tenho o servidor OpenBSD com IPs válidos, mas o mesmo redireciona as conexões
VPN para o servidor de VPN interno.

Não tenho como controlar pelos IPs dos clientes, pq faremos um tipo de suporte
para um provedor e os cliente poderão ser muitos de diversos lugares... seriam
classe inteiras q eu teria de saber.. impossível..

O problema todo é que cada VPN que eu abro consome 10% da minha banda
disponível... pelo menos foi a informação que eu tive...

Quer dizer, para cada cliente q eu conectar eu terei 10% a menos e ele pegará
10% de uma banda menor... assim, o último sempre será o mais prejudicado...

O que preciso é traçar como um PVC em ATM (mas, claro, eu não tenho uma rede
ATM), que diga que uma VPN pode ocupar 30kbps, apenas. Não mais e, de
preferência, não menos...

Isto teria que ser feito somente no meu servidor de VPN? Ou o protocolo PPTP
teria que sofrer alterações? Ou, somente com um ipfw eu conseguiria?

Sugestões?

--
Marcela Luci Formighieri
Analista de Redes