Joao Paulo Goulart wrote:
ola pessoal !!
esta e minha primeira experiencia com a lista e sou usuario do freebsd a uns 4 meses tenho um servidor pentium 4 HT 2.8ghz com 512 ram hd sata 80 placa mae intel etc..
> etc.. e Freebsd 4.11 Stable
Nesta esta rodando o firebird e samba!!
de uns tempos pra cá quando usuarios do firebird começaram a usar o sistema apartir
> dai ela esta ficando muito lenta e vem dando menssagens de mbstat:
> cannot allocate memory.

Talvez você tenha que aumentar o número de NMBCLUSTER no kernel. Veja a página manual tunning(7) para maiores detalhes.

outro detalhe é que eu estava testando o squid e comocei a recompilar o
> kernel com as opcoes de disk d ,, coloquei algumas opcoes dei um make
> buildkernel KERNCONF=SERVIDOR mas nao dei um make installkernel
KERNCONF=SERVIDOR sera que isso pode influenciar ???

Sim, você tem que instalar o kernel novo e rebootar.

--
Giovanni