Então talvez não seria melhor comprar 2 de 3500 (olha no site da dell, as
máquinas costumam ser razoaveis) e dividir a demanda?

O que eu penso é que depois fica muito serviço em uma máquina e aquela
confusão do ponto de vista administrativo.

Eu acho que um K6-2, apesar de não ser o ideal trabalharia OK com:

O firewall dependeria do número de requisições, lembrando que ele teria que
tarbalhar como um router, já que você vai colocar IP nele.

Mas eu acho que seria o melhor..

Se você comprar 2 maquinas, ficaria com 3.. 2 boas e  1 K6..
 1 K6 atenderia como firewall, trabalhando como bridge, aí o cenário ficaria
perfeito :)